Plutão

Pois é... os três mil astrónomos (sim, leram bem... 3000) que se reuniram em Praga decidiram que Plutão passa a ser considerado um planeta anão. Anteriormente conhecido como planeta clássico, fazia parte do Sistema Solar. Agora, que já é um planeta anão (continua a ser planeta, mas anão) já não faz e, sendo assim, o nosso belo Sistema Solar passa a contar apenas com 8 planetas. Já se ouve dizer que o próximo é Mercúrio, por isso, caro amigo, põe-te a pau que daqui a dias saltas tu fora.

Ao que parece eles resolveram despromover o nosso amigo a planeta Anão porque encontraram um corpo celeste maior - um tal de 2003 UB313, Xena para os amigos - e como o nosso 9º planeta está no meio dos Gigantes, não pode ser um planeta...

Confusos? Pois... aqui fica uma explicação:

O sistema solar está dividido por planetas pequenos que é de Mercurio a Marte e depois são os planetas gigantes de jupiter a Neptuno. Plutão tem todas as características de um planeta pequeno, por isso devia estar entre os planetas pequenos e não entre os planetas gigantes por isso não pode ser um planeta. Plutão não tem as características de um planeta gigante mas está entre eles.
Por isso não é um planeta.

Plutão não pode ser um planeta porque é pequeno ao pé dos grandes. E esta... se ele estivesse aqui ao pé da Terra podia ser um planeta... ou não? Será que lhe chamavam satélite? Sim, ele é mais pequeno que a Lua.

A discussão entre os 3000 (siiiiiiim, três mil) foi se promoviam o Xena a planeta e ficavamos com 10 planetas na Primeira liga, ou se o pequenote ia ser despromovido e ficavamos com 8.
Pois, foi despromovido e agora temos menos uma jornada. Plutão e Xena fazem parte da cintura de Kuiper.

Agora temos 3 categorias de planetas. Os rochosos Mercúrio, Vénus, Terra e Marte; os gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno; os anões gelados Plutão e o 2003UB313.
Agora expliquem-me lá como é que um planeta grande como o Xena (sou amigo) pode ser considerado anão?

Pessoal... um aviso de amigo... troquem as vossas enciclopédias e para os que tiverem filhos, acho que deviam voltar á escola porque qualquer dia os miudos ficam a saber mais que vocês.

0 comentários: